Mais um dia de competição do Rio Pro, a 8ª etapa do Circuito Mundial de Surf da WSL, começou na manhã desta sexta-feira (24) no Maracanã do Surf, a Praia de Itaúna, em Saquarema. No dia, acontecem as provas da repescagem e seis brasileiros estão na disputa.
Quem abriu as competições foram as mulheres, mas a representante canarinho, Tatiana Weston-Webb não entrou na água nessa manhã, já que segue classificadíssima para as quartas de final. As primeiras surfistas a disputarem a repescagem foram Carissa Moore, que se recuperou e venceu a peruana Sol de Aguirre.
Já por volta das 10h20, o Brasil entra em dose dupla com Caio Ibelli e Jadson André. Os dois disputam uma vaga nas oitavas de final. Em seguida, entra na água o também brasileiro Mateus Herdy contra Kanoa Igarashi, do Japão; logo depois, os gringos Jordy Smith e Nat Young.
O Brasil volta a disputar uma vaga na próxima fase com o saquaremense João Chianca Chumbinho contra o australiano Ethan Ewing. E Samuel Pupo disputa com Kolohe Andino, dos Estados Unidos.
O tricampeão Gabriel Medina, eliminado nesta quinta-feira (23), no primeiro dia das baterias, foi para a repescagem contra o australiano Callum Robson.
Fechando o dia de repescagem, o sul-africano Matthew McGillivray cai na água contra o norte-americano Jake Marshall.
A sexta-feira é dia de cruzar os os dedos e torcer muito para os surfistas brasileiros garantirem mais vagas nas oitavas de final, podendo conquistar cinco delas e chegar a próxima fase com dez atletas nas oitavas masculina.