Surfe Experiences reuniu atletas do circuito mundial de longboard e promoveu inclusão social com surfe adaptado

Mar perfeito na Praia de Geribá, em Búzios (RJ), troca de experiências enriquecedoras, inclusão social e interação com diversas gerações do surfe. Assim foi a 9ª edição do Surf Experiences, clínica promovida pelo bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016), Phil Rajzman, finalizada no domingo, 21. A última clínica no Brasil de 2023 do atleta carioca teve como convidados três surfistas do Circuito Mundial: o sul-africano Steven Sawyer, campeão mundial de longboard 2018, e os americanos David Arganda e Kevin Skvarna.

A clínica vai muito além do esporte, reúne pessoas de todas as idades durante três dias, onde aprendem os conceitos do surfe polinésio, interagem com a natureza, assistem a palestras sobre análise e previsões de ondas, participam de aulas teóricas e práticas, de rodas de conversas e finaliza com o Sunset Culture com shows, exposições artísticas e gastronomia. “O evento foi muito gratificante, a emoção e experiência que vivenciamos foi indescritível. Recebemos estreantes, participantes de edições anteriores, quatro surfistas adaptados e três atletas do Circuito Mundial que engrandeceram ainda mais os três dias. Foi maravilhoso, tivemos a melhor condição de onda de todas as clínicas que realizamos”, explica Rajzman, idealizador do Surf Experiences, que teve início em 2019.

“Que equipe maravilhosa conhecemos no Surf Experiences neste fim de semana. Foi ótimo vivenciar essa ampla mistura dentro da água, poder ajudar no surfe adaptado e ter recebido esse estímulo. Obrigado por nos incluir nessa experiência”, elogiou o campeão Steven Sawyer.

Atleta da elite mundial ao longo de 25 anos (até 2022), Rajzman conta como é necessário conhecer o mar. “É preciso muita experiência para entender a natureza. Não é apenas pegar uma prancha e cair no mar. Tem de entender a ondulação, a direção do vento e a corrente. Oferecemos palestras sobre isso. Muitos praticantes procuram o surfe como válvula de escape, uma terapia, porque traz uma paz, um novo sentido para enfrentar o dia a dia”, ressalta. “Fechamos com ‘chave de ouro’ e estamos trabalhando para a próxima clínica que será na Califórnia, Havaí ou México. Já tem gente empolgada para conhecer outro país e novos tipos de ondas”, finaliza o atleta.

O Surf Experiences conta com patrocínio da Stanley, Phil Rajzman Shapes e Hotel Le Relais la Borie.

Surfe Adaptado e InclusãoSocial – Rajzman sempre conciliou a rotina das competições com projetos e ações sociais, sobretudo no Rio de Janeiro, onde é padrinho do Projeto Surf no Alemão (no Complexo do Alemão) e idealizador do Projeto Respirar. Por meio de sua empresa Phil Rajzman Shapes, patrocina surfistas da nova geração da Região dos Lagos, doa pranchas para Guarda Vidas de Búzios e, a partir deste ano, incluiu o surfe adaptado em sua clínica Surf Experiences.

Dando prosseguimento a esse trabalho de inclusão, o bicampeão mundial doou uma de suas pranchas, adaptada com uma cadeira, para Associação de Surf Adaptado de Saquarema (A.S.A.S). Na terça-feira, 24, esteve em Saquarema para participar dessa ação com surfistas adaptados, entre eles, Pedro Henrique Monteiro Leal, 18 anos, morador da cidade, e Marcos Shultz Siqueira, 11 anos, de Ubatuba (SP). “O Marquinhos foi a minha inspiração para desenvolver esses equipamentos para o surfe adaptado, inclusive essa cadeira foi doada por ele para acoplarmos à prancha entregue à A.S.A.S. É maravilhoso ter essa interação e troca com eles no mar, que deixa meu coração cheio de alegria”, afirma o bicampeão.

“Achamos a prancha incrível, irá enriquecer e ampliar as nossas possibilidades de ações, tanto no mar como nos banhos assistidos na Lagoa de Saquarema. O Phil foi o primeiro campeão mundial a nos dar tamanha alegria com esse equipamento e seu incentivo”, afirma Marcelo Mourão, presidente e fundador do A.S.A.S. A associação completou 1 ano e meio e atende a aproximadamente 80 alunos e tem como objetivo possibilitar a inclusão social e transformar vidas.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Já os dois títulos de campeão mundial de longboard foram conquistados em 2007 e 2016. Vale ressalta que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, mas no pranchão.

Foto em destaque: Mário Nardy e Nilton Gibão.

Texto por Redação.

Galeria de Fotos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Dá um play

Yago Dora e João Chumbinho nas ondas do Peró/Cabo Frio

Os 10 surfistas mais estilosos do mundo

Especial Dia dos Pais: pais e filhos profissionais do surf no Brasil

SURFISTAS | Tá escutando o que?