WSL lança, em Saquarema, Manual para Desenvolvimento de Atletas

Metodologia beneficiará de início mais de 100 alunos, com idades entre 10 e 20 anos, e ajudará a fomentar a prática do esporte no município

Nesta sexta-feira (4), aconteceu a cerimônia de entrega do Manual da World Surf League sobre Metodologia Para Desenvolvimento de Atletas, no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, na Praia de Itaúna, em Saquarema. O projeto é uma realização da WSL Latin America, em parceria com a Prefeitura de Saquarema e é focado exclusivamente nos mais de 100 alunos do Centro, com idades entre 10 e 20 anos. Estarão presentes na ocasião o CEO da WSL Latam, Ivan Martinho; a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres; o Secretário de Esporte, Rafael Castro, e alguns dos autores e consultores da Metodologia.

Por meio deste manual técnico, a WSL visa orientar treinadores de surfe no planejamento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens surfistas com base na experiência e conhecimento de profissionais brasileiros, que se tornaram referências mundiais na preparação de atletas campeões. Para isso convidou um time de experts como: Alexandre Zeni (fundador do Instituto Brasileiro de Surf, Técnico de Surfe, que há mais de 25 anos estuda o esporte); Allan Menache (coach, Sócio da Athlete Training Center SP, um dos pioneiros na preparação de surfistas profissionais e técnico de Gabriel Medina); Andrea Lopes (tetracampeã Brasileira de Surfe, Campeã Sul-Americana e Técnica da Confederação Brasileira de Surf), Leandro Dora (ex-surfista profissional, treinador de surfe, coach de atletas da elite mundial e atualmente trabalha com Yago Dora e o australiano  Jack Robinson) e Paula Korsakas (consultora, docente e pesquisadora em Esporte e Desenvolvimento Humano, já atuou na Confederação Brasileira de Surf e no Comitê Olímpico do Brasil).

Entre os alunos beneficiados do Centro de Treinamento Leo Neves estão 100 iniciantes e 20 de nível avançado, que competiram inclusive na última edição do Saquarema Surf Festival (válido pelo WSL Qualifying Series). “A elaboração tão criteriosa de uma metodologia para o treinamento e consequente  aperfeiçoamento dos nossos atletas, por si só já chancela o aprendizado e antecipa o surgimento de futuros nomes de destaque capazes de valorizar Saquarema e o Brasil perante o mundo do surf. Mais uma vez, será o ensino de qualidade fazendo a diferença”, afirma a Prefeita Manoela Peres. 

“Nos empenhamos muito na realização desta metodologia para fomentar, ainda mais, o nosso esporte e sobretudo incentivar a nova geração de surfistas que vem aí. Os atletas regionais de hoje podem vir a ser os campeões mundiais de amanhã. Nosso continente é um dos epicentros mundiais de sucesso do surfe competitivo, tanto que reunimos campeões mundiais e o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos”, ressalta Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

O lançamento ocorre durante a realização do Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, penúltima etapa do Challenger Series da WSL e o primeiro da categoria na América do Sul. A competição acontece até terça-feira, 8, com grandes nomes do esporte, inclusive com atletas da elite do Championship Tour.

Galeria de Fotos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Dá um play

Yago Dora e João Chumbinho nas ondas do Peró/Cabo Frio

Os 10 surfistas mais estilosos do mundo

Especial Dia dos Pais: pais e filhos profissionais do surf no Brasil

SURFISTAS | Tá escutando o que?